9 ruas charmosas de Paris que não podem faltar em seu roteiro
- Virna Miranda
- 3 de abr. de 2021
- 5 min de leitura
Atualizado: 26 de jun. de 2021
Não tem nada melhor para se sentir um local que fazer com os parisienses e "flanar" pela cidade. Alamedas arborizadas cheias de cafés, pontes que te levam de um lado pro outro do Sena, praças escondidas que guardam pequenos tesouros. Ah, Paris! Por que você precisa ser tão charmosa???
A seguir, separamos 9 pequenos passeios que tornarão sua estada na capital francesa um deleite. Vamos se perder?
#1 Rue des Abbesses
Localizada no coração de Montmartre, a Rue des Abbesses é um lugar charmosérrimo, com vários lugarzinhos deliciosos para comer. Para chegar até esse pequeno tesouro local, que dificilmente fará parte de um roteiro turístico padrão de Paris, aproveite sua ida a Basílica de Sacre Couer (com certeza essa visita estará no seu roteiro) e procure umas escadinhas perto da Place de Tertre. Elas te levarão até a Rue des Abesses.
Chegue com fome para aproveitar o melhor da região: degustar um "Moules et Frites" em das muitas brasseries locais. Esse é um prato belga bem comum na França, que na verdade são mexilhões cozidos no vinho servidos com batatas fritas. Para acompanhar, peça um vinho branco bem gelado e voilá! Um manjar dos deuses!
Eu me fartei...E tivemos uma tarde deliciosa!
Depois do almoço, dê uma esticadinha até a Rue Lepic, uma travessa da Abbesses, que tem lojas de artigos gastronômicos bem legais.
#2 Rue Saint Honoré
Esse é um dos endereços mais chiques de Paris. Na região de Madeleine, a Saint Honoré concentra algumas das lojas de grifes mais famosas do mundo, como Chanel, Gucci, Dulce Gabana....Se você é dessas que adora uma marquinha, mesmo que seja só para admirar vitrines, não deixe de reservar umas horinhas para flanar por aqui.
#3 Rive Gauche
Um dos programas mais adoráveis de Paris é caminhar pelas margens do rio Sena, que divide a cidade em dois lados. A Rive Gauche é a margem esquerda do Sena, e guarda pequenos segredos.
O primeiro deles é descer os degraus e andar pela parte baixa, que literalmente beira o rio. Desde o verão de 2013, a região ganhou um novo charme, com os equipamentos instalados pela prefeitura para que a população pudesse curtir a vida ao ar livre. Tem enormes jogos de tabuleiro pintados no chão, mesas para piquenique e uma escadaria que serve como arquibancada para um palco que é montado dentro do rio na estação do calor.
É também na Rive Gauche que encontram-se os bouquenistes, os tradicionais vendedores de livros e cartões postais antigos. Vale a pena conferir. Esse passeio é uma delícia, principalmente se estiver um lindo dia de sol, como o nosso. Aproveite para admirar os barcos que ficam ancorados nas margens.
No caminho, procure pela Shakespeare & Company (37 Rue de la Bucherie), a boêmia livraria fundada em 1919, que já foi cenário de filmes como "Meia Noite em Paris" e "Antes do Por do Sol".

Depois, atravesse a famosa (e linda) Pont des Arts (fica bem em frente ao acesso lateral do Louvre), que é exclusiva para pedestres e tornou-se muito popular entre os turistas como a "ponte dos cadeados". Você grava seu nome e o da pessoa amada em um cadeado, prende-o nas laterais da ponte fazendo juras de amor e joga a chave no Sena. Pronto! Seu endless love está garantido! Se você esquecer de levar seu amuleto, fique tranquilo. Tem vários ambulantes vendendo cadeados a mais ou menos 5 euros. Quer dizer, talvez seja melhor você levar um do Brasil! rsss
Claro que não podíamos deixar de ter o nosso!
#4 Île Saint-Louis
Vizinha a Île de la Cité, onde está situada a Notre Dame, fica a Île Saint-Louis. É bem simples chegar por aqui caminhando. Tendo como referência a catedral, caminhe para a direita (tendo o rio às suas costas) e atravesse a Pont Saint Louis que separa as duas ilhas, no sentido do Marais. Logo você chegará à pequena e charmosa Rue de Saint-Louis.

Na estreita rua e em seu entorno, você encontra inúmeras lojas super interessantes, com ar meio alternativo. Me lembrou um pouco a atmosfera hippie chique da Vila Madalena. Aproveite para tomar um Berthillon, considerado o melhor sorvete de Paris, a venda na maioria dos cafés do local.

#5 Marais
O Marais está super na moda e o lugar é realmente um charme. Reduto de judeus, o bairro se tornou um dos points de turistas e locais. A gente amou tanto, que em uma próxima vinda a Paris, é aqui que queremos ficar hospedados. É nessa região que estão a Place des Vosges, o Museu Picasso (que durante a nossa visita estava fechado para reforma) e muitas lojas descoladas.
Um dos pontos altos do passeio é o Marché des Enfants Rouges, o mercado mais antigo de Paris. Deixe para almoçar aqui - no lugar, você vai encontrar lugarzinhos cheios de charme para sentar, comer, beber e se sentir parisiense. Se gosta de ostras com champagne, aqui é o lugar.
#6 Place des Vosges
Entre no Marais pela Place des Vosges, uma das mais lindas praças de Paris. Totalmente simétrica, com seus prédios absolutamente iguais de tijolinhos vermelhos, o lugar já foi reduto de gente famosa que morou por aqui, como Victor Hugo. No centro, um lindo parque é um convite aos descanso. E nas arcadas que circundam os prédios, dezenas de galerias, onde encontramos esculturas e quadros super originais - pena que um pouco salgados para nosso bolso, mas vale o passeio.
Não deixe de entrar no número 28 - o Hotel Pavillon de la Reine - um hotel spa para lá de charmoso, parece mais um refúgio.

#7 Rue Moufettard
Pegue o metrô e desça na Place Monge. Ali bem pertinho está a Rue Moufettard, uma das mais antigas de Paris. Um dos maiores atrativos locais são os inúmeros bistrôs, que oferecem ótimas opções para um bom jantar. Jantamos no simpático Au Petit Bistrot.

#8 Boulevard Saint German
Esse é um clássico parisiense. Aqui estão os famosos Café de Flore e o Les Deux Magots. Aproveite para passear na charmosa Rue de Buci, que concentra uma enorme quantidade de bistrôs e bares legais. Jantamos no aconchegante bistrô Chalet Gregoire.

#9 Rue Montmartre
Essa rua foi dica da chef Karen Goldman (saiba mais sobre Karen abaixo no texto sobre nosso tour gourmand). Não confunda com o bairro de Montmartre. A Rue Montmartre fica na região de Les Halles e concentra um bom número de lojas de utensílios de cozinha. Um paraíso para quem gosta de cozinhar.
Certamente Paris tem infinitas outras regiões e ruas deliciosas para flanar. Mas fica aqui nossa inspiração para você se perder pela cidade luz. Confirma mais sobre nossa experiência em Paris nos outros posts dessa série.
Au revoir!
Um delicioso tour gourmant
10 programas incríveis para fazer em Paris
Komentarze