De carro pela Rota Romântica
- Virna Miranda
- 1 de nov. de 2019
- 5 min de leitura
Atualizado: 23 de fev. de 2024

Quer cruzar a Alemanha de norte a sul passeando por campos floridos, margeando rios e pontes seculares e conhecendo charmosos vilarejos medievais? Então alugue um carro e venha se perder pela Romantikstraße - também conhecida como Rota Romântica ou Romantic Route.
A Rota Romântica foi fundada em 1950, como um projeto turístico que leva os visitantes a uma viagem pelo tempo e tem esse nome porque muitos poetas românticos alemães dos séculos XVIII e XIX encontraram nas cidadezinhas da “rota” sua inspiração. A Romantikstraße também inspirou a criação de muitos sonhos infantis: o Castelo de Cinderela é a versão de Walt Disney do Castelo de Neuschwanstein, uma das principais atrações do roteiro, e a encantadora cidade de Rothenburg ob der Tauber deu origem à lenda de Pinóquio.
Ao longo de 460km da região da Baviera (ou Bavária), a Rota Romântica pode ser percorrida em dois sentidos: partindo da cidade de Würzburg, ao norte, e chegando na cidade de Füssen, ao sul, onde a Alemanha faz fronteira com os Alpes Austríacos, ou vice-versa. Qualquer que seja o caminho escolhido (nós fizemos de norte a sul), esse roteiro passa por 29 cidades medievais. As que recebem mais elogios e mais recomendadas para uma parada são: Füssen e Schwangau, Halblech, Steingarden, Landsberg Am Lech, Ausburg, Donauwörth, Nordingen, Dinkelsbühl, Rothenburg ob der Tauber e Wüzrburg.

Algumas dessas cidades são tão pequenas que você entra e sai sem ao menos descobrir seu nome. Já outras são maiores e mais expressivas e pedem pelo menos um dia para conhecer com calma. Cada uma tem seu charme particular, reunindo história, arte, gastronomia e cultura em cenários de sonho. A cada parada, você vai pensar: essa é a mais bonita! Até chegar na próxima...
É quase impossível conhecer todas, então você terá que fazer escolhas. Mas seja qual for o roteiro, uma coisa todos têm em comum: o destino é a própria viagem, que deve ser feita sem pressa. Tenha certeza de que mesmo planejando sua rota com antecedência, você vai querer parar em locais não planejados para tirar fotos ou tomar uma taça de vinho enquanto contempla a paisagem.

Nesse post vou contar como foi nossa jornada pela Rota Romântica - por quais cidades passamos, onde dormimos, que atrações escolhemos visitar, o que mais curtimos, o que deu gostinho de quero mais... Embarque comigo nessa viagem de contos de fadas e comece a fazer seus planos.
Como percorrer a Rota Romântica
Existem três formas de percorrer a Rota Romântica:
De ônibus
Pelo que pesquisei, é possível usar linhas de ônibus para se deslocar pelas cidades da Rota Romântica. Além de ser mais econômico, como a maioria das cidades são pequenas, dá para conhecer grande parte delas a pé. Mas, sinceramente, você vai perder o melhor dessa viagem, que é curtir a própria estrada, parando onde der na telha.
De bike
Roteiros de bike na Europa se tornaram muito populares e a estrutura oferecida aos ciclistas é muito boa. A Rota Romântica é um desses roteiros clássicos e vimos muitos turistas pedalando pelas ciclovias que beiram suas estradas. É uma maneira deliciosa de conhecer essa região, mas vale ressaltar que existem vários trechos de subidas e descidas, então é preciso um certo preparo, além de demandar mais tempo.
De carro
Apesar de não ser a opção mais barata, na minha opinião essa é a melhor forma de percorrer a Rota Romântica. Você fica livre para parar onde e quando quiser, e ainda conta com o conforto da viagem em si. Você vai precisar de um GPS - na verdade, não existe uma "estrada" chamada Rota Romântica. Essa é uma denominação para um roteiro turístico que pode ser percorrido por inúmeros caminhos diferentes. Fique livre para seguir pelos trechos que mais te agradarem, a depender das cidades escolhidas, mas programe seu GPS para evitar rodovias e seguir pela B13 - ele vai tentar te jogar de qualquer forma para as autobans e você corre o risco de perder o melhor da viagem, que são as charmosas estradinhas vicinais pelo interior da Bavária.
Nosso roteiro pela Romantikstraße
Como expliquei acima, a Rota Romântica pode ser feita de Würzburg, ao norte, até Füssen, ao sul, ou vice-versa. Como iniciamos a viagem por Berlim, pegamos um trem até a cidade de Würzburg e fizemos nosso roteiro no sentido norte-sul.
A viagem de trem de Berlim para Würzburg leva cerca de 4 horas e faz uma conexão na cidade de Bamberg. O primeiro trecho foi feito de ICE (trem de alta velocidade) e o trecho final foi feito em um trem regional. As passagens foram compradas com antecedência, no site da Train Line.
Para explicar melhor nossa viagem, vou dividi-la em quatro etapas. Clique nos links para ler o post completo de cada etapa.
Primeira etapa: Würzburg

Chegamos no início da tarde e ficamos até o meio da tarde do dia seguinte, pernoitando na cidade. Pegamos o carro alugado somente no segundo dia, pouco antes de pegar a estrada para iniciar a rota.
Segunda etapa: Rothemburg ob der Tauber

A apenas 50km de Würzburg, chegamos em Rothenburg no final da tarde. Optamos por dormir duas noites nessa cidade, que é considerada uma das mais especiais da Rota Romântica. Assim, tivemos um dia inteirinho para conhecer tudo com calma.
Terceira etapa: de Rothenburg a Reutte

Esse trecho de 284km foi percorrido em um dia inteiro, saindo bem cedinho de Rothenburg e chegando a noite em Reutte, com paradas pelo caminho para conhecer as cidades de Dinkelsbühl, Nördlingen e Landsberg am Lech. Nossos planos incluíam outras paradas, mas como choveu na parte da tarde, acabamos pulando algumas cidades.
Quarta etapa: região de Füssen e Reutte

Fizemos um base na cidade de Reutte, na fronteira da Áustria com a Alemanha, dormindo por 3 noites em um hotel alpino. Como chegamos à noite e saímos bem cedo no dia da partida, na verdade tivemos 2 dias para conhecer a região. No primeiro dia, fomos conhecer o Castelo de Neuschwanstein e a cidade de Füssen. No segundo dia, fizemos um bate e volta a Innsbruck, passeando pelas estradas cinematográficas dos Alpes Austríacos, e conhecemos também o incrível Swarovski Crystal World Museum.
A cidade de Reutte fica na Áustria, pertinho da fronteira com a Alemanha e não faz parte da Rota Romântica. Distante apenas 20km de Füssen, Reutte é um destino de esqui. Como viajamos no outono, conseguimos um adorável hotel alpino que estava com uma ótima tarifa. Como estávamos de carro, decidimos fazer base nessa cidadezinha, de onde partimos para vários passeios incríveis pela região.
Terminada nossa jornada pela Rota Romântica, seguimos para Munique, a 130km de Reutte, onde devolvemos o carro e e pegamos o trem para Praga, terceira e última etapa da nossa viagem. Nos post da série Romantikstraße (links abaixo), você confere detalhes e muitas dicas legais de cada trecho dessa etapa da nossa viagem.
Leia mais sobre os destinos que fizeram parte do nosso roteiro, clicando nos posts abaixo:
Nosso roteiro pela Alemanha e Praga
Berlim
Romantikstraße
Áustria
Praga
10 motivos para se apaixonar por Praga
Comments