top of page

Um tour gourmand em Paris

  • Foto do escritor: Virna Miranda
    Virna Miranda
  • 27 de abr. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 26 de jun. de 2021

Um dos pontos altos de nossa viagem a Paris foi o tour gourmand que fizemos com a chef paulistana, radicada na capital francesa, Karen Goldman. Descobri esse passeio no site Conexão Paris, aliás, o melhor lugar que encontrei na época para obter dicas atualizadas de Paris. Tratava-se de um tour de 3 horas de duração, que percorria 10 points gourmets da cidade, como lojas de mostarda, especiarias, geleias, macarons, trufas, chocolates, vinhos, chás, bourlangeries, etc, todos localizados na região de Madeleine e Operá, em um percurso de aproximadamente 3km. Ao longo do passeio, Karen nos contou a história dos locais, muitos centenários, e fomos degustando as iguarias oferecidas em cada um. Ela também indicou as boas opções de compra em cada local e após a degustação oficial que fazia parte da programação, tivemos um tempo para fazer nossas comprinhas. Seguindo sua recomendação, levamos uma mochila que voltou recheada de pedaços de queijo, potes de mostarda e outras delícias.


O roteiro de Karen tinha uma lógica não só geográfica, considerando a distância entre as lojas, mas também do ponto de vista da degustação, começando com charcuterie, vinhos e queijos, e terminando com chocolates de sobremesa e um bom chá para fazer a digestão depois de tanta comilança.


Nossa hostess, Karen

Épicerie & Patesserie Fauchon (especiarias)

Nosso tour começou na Fauchon, uma das mais conhecidas grifes de gastronomia da França. Como muitos dos lugares que conhecemos nesse tour, esse é um negócio centenário, que nasceu em 1880, quando Auguste Fauchon abriu uma singela banquinha de frutas e vegetais, que seis anos depois viria se transformar em sua primeira loja. Considerada um ícone da cidade de Paris no que se refere às delicias de pâtisserie, chocolates, brasserie, vinhos e chás, a Fauchon está localizada na Place de la Madeleine - mesmo local da primeira loja - e oferece uma coleção de produtos finos que surpreendem desde o visual até o paladar, passando pelo olfato. Aqui, degustamos alguns queijos, ótima pedida para esquentar os motores para nosso passeio que estava só começando!


Degustação de queijos na Fauchon

La Maison Maille (mostardas)

A próxima parada foi na Maison Maille, das famosas mostardas dijon. A Maille é uma das marcas mais antigas da França. Fundada em 1747, por Antoine Maille, até hoje a famosa mostarda é uma das mais reconhecidas e respeitadas do mundo, com mais de 270 anos de história. Seu processo de produção é único: as sementes são cortadas e não esmagadas, proporcionando uma textura suave e cremosa. Karen nos levou na La Maison Maille, que oferece mais de 40 sabores de mostarda de Dijon. A cada ano, são lançados novos sabores diferenciados, exclusivos e em edição limitada, garantindo inovação e modernidade à marca. A loja é um charme e além de mostardas, você pode comprar vinagres e conservas. Se você é um apaixonado por mostarda como nós, também vai achar o máximo esse lindo potinho preto, que pode ser reabastecido com o refil da sua mostarda preferida. E olha que lindas essas mostardas com sabores super diferentes...



Maison Prunier

Seguimos então para a Maison Prunier, famosa pelo caviar e pelo salmão balik. Isso mesmo, nosso tour incluiu até caviar! Trés chiq! O mais incrível em visitar essa loja foi poder aprender a degustar corretamente essa iguaria, que chega a custar 460 euros a latinha... . Dentro de um aquário de vidro gelado, a gerente da loja nos serviu o caviar em uma colher de prata, nos orientando a levar as bolinhas até o céu da boca e espremê-las com a língua, até que aquele microsuco liberasse nas papilas um sabor inigualável, que inclui vários aspectos como consistência, tamanho, cor, odor, sabor, uniformidade, brilho e firmeza. O deleite se tornou completo ao tomar um gole de champagne bem gelado para arrematar.



E esse tour delicioso seguiu seu curso. Próxima parada:


Maison de la Truffe

Ainda na Place de la Madeleine, está a Maison de la Truffe, especializada em trufas, bien sur! Aqui, outra aula de história gastronômica. Essa iguaria que custa a bagatela de 23 mil euros o quilo, só dá uma vez por ano - justamente no outono. A trufa na verdade é um fungo que dá no carvalho. Se você plantar uma árvore dessas e tiver a sorte de 20 anos depois descobrir que ela está "bichada", abra uma Veuve Clicquot, porque você está rico para o resto da vida!!! Não deu para comprar trufa, estávamos meio desprevenidos, rsss, mas compramos um azeite trufado maravilhoso e um mel também com trufas. Delícia!



Pierre Oteiza

Charcuteries são lojas dedicadas a todo tipo de embutidos, como salames e copas. A famosa Pierre Oteiza é especialista em cozinha e produtos bascos. Aqui, pudemos degustar magrets de pato e copas deliciosas. Entre as delícias vendidas no local, você vai encontrar de presuntos a foie gras.




Lavinia

Visitamos a maior loja de vinhos de Paris e, muito provavelmente, uma das melhores do mundo. Chega a ser inacreditável a variedade de rótulos distribuídos em 16 mil metros quadrados de um espaço moderno e hiper charmoso. Você vai se perder entre mais de 2.000 tipos diferentes de vinhos de todo o mundo, sem contar os 3.000 rótulos de origem nacional - da França, é claro! E o melhor, tem muita coisa boa com preço bem acessível, então prepare-se!!!




Pierre Hermé

O macaron é um dos clássicos da pâtisserie francesa. Com uma superfície lisa e brilhante, consiste em dois discos colados por um recheio cremoso conhecido como ganache. A fama dessa iguaria parisiense cresceu ao longo do Século XX graças a dois renomados chefs: Pierre Hermé e Philippe Andrieu (Ladurée), e até hoje, o macaron é um best-seller para muitos confeiteiros. Depois de passar pelas mais famosas casas, Hermé fundou sua própria marca, revolucionando o mundo dos macarons com suas diferentes criações.

E eu que achava esse doce uma modinha meio açucarada, tive que me render ao delicado sabor do melhor macaron da França, com sua casca crocante por fora e o recheio cremoso e macio por dentro. É de comer rezando! E ainda demos a sorte de comer macaron de trufa, uma novidade oferecida apenas em outubro, a estação des truffes!!



Jean-Paul Hévin Chocolatier (chocolates)

Jean-Paul Hévin é considerado como um dos melhores "chocolatiers" da França, além de ser respeitado no mundo inteiro como um grande artista do chocolate. São vários endereços espalhados por Paris. Nós visitamos a loja da Rue Saint Honoré, que tem enorme variedade de chocolates, éclairs, bolos, balas, biscoitos. Tudo absolutamente delicioso e a loja mais parece uma joalheria de peças preciosas.



Kusmi Tea (chás)

Foi em Paris que conheci e caí de amores pela Kusmi Tea, famosa marca de chás russos. Pra começar, a loja é puro charme, com suas latas multi coloridas empilhadas pelas paredes. São tantos sabores que é difícil escolher, mas os sets com vários sabores é uma ótima pedida para levar para casa e tomar chás aromáticos e deliciosos por vários dias e ainda colecionar as latinhas. Depois de tanta comilança, a bebida quentinha foi uma ótima pedida para ajudar a digestão.



Épices Roellinger

Para finalizar, a Épices Roellinger, a linda loja de especiarias raras do chef Olivier Roellinger, conhecido em toda a Europa como o grande especialista das épices (temperos). Ele percorre o mundo à procura de plantas e temperos excepcionais que dão origem às suas célebres misturas. O mais interessante, infelizmente fechada ao público, é a cave de envelhecimento de baunilha. A loja oferece baunilhas do mundo inteiro delicadamente acondicionadas em bastões. Compramos uma de Madagascar e também algumas pimentas e temperos especiais para arrematar.




E assim, depois de 3 horas batendo perna e conhecendo lugares incríveis, nos despedimos de Karen, nossa simpática guia, com a certeza de esse foi um dos melhores programas da nossa viagem. Amamos nosso passeio, que na verdade foi meu presente de aniversário para Zeca. E aproveitamos para encher as malas com coisinhas deliciosas para matar a saudade de Paris ao voltar para casa.


Nossa viagem foi em 2013. Hoje, Karen comanda a Gastronomos, produtora de experiências enogastronômicas em Paris e na França, organizando viagens e passeios sob medida que celebram a arte de comer e beber bem. Se você ficou com água na boca e louco para fazer esse programinha na próxima ida à França, vale super a pena consultar as opções de roteiro.







Comentários


© 2020 por TENHO ANDADO POR AÍ. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page